Deixem os Pezinhos Livres

Olá povo lindo!


Ester sempre suou muito nos pezinhos. Minha mãe sempre brigava comigo se visse a neta sem meia. Dizia: minha filha coloque uma meia nessa menina porque a doença entra pelos pés. 

Até os quatro meses eu sempre coloquei meias nos pés dela. Até porque estava um pouco frio. Mas sempre com vontade de deixar os pés dela livre. Como ficou muito quente e ela descobriu os pezinhos 😊 (Coisa mais fofa brincando com os pés #coisademaebabona) resolvi tirar as meias da vida dela.

Mas confesso que fiquei com receio de está fazendo errado. Fui pesquisar um pouco e descobri que não faz mal nenhum pelo contrário é até bom deixar o bebê com os pés descalços.

Segue a pesquisa 📖🔍 


Deixar os pés livres:

✨Faz com que a criança conheça mais o seu próprio corpo, podendo observar mais detalhadamente os seus dedinhos dos pés se moverem, tal como o seu cheirinho. É por isso que os bebês gostam tanto de leva-los à boca. Obs: É bom manter as unhas dos pés sempre bem cortadas.
✨Ajuda na formação do arco do pé, evitando assim os pés planos. Por isso muitos médicos aconselham colocar a criança para caminhar descalça, na ponta dos pés e calcanhares para estimular esse desenvolvimento do arco do pé.
✨Facilita e estimula as crianças a cainharem.
✨Dá mais aderência, ao sentir o chão e a criança pode se sentir mais segura.
✨Oferece experiências sensoriais à criança, especialmente se caminha descalça sobre a areia da praia, grama ou outra superfície diferente.
✨Evita aparição de fungos, assim como calos e mau odor nos pés. Isso porque suam menos.
✨Os bebês que são deixados descalços tendem a ter melhores experiência de aprendizagem e a serem mais felizes. “Para os cientistas da Escola Universitária de Enfermaria, Fisioterapia e Podologia da Universidade Complutense de Madrid, todas as crianças a partir dos sete meses deveriam andar regularmente descalças, já que os pés são uma ferramenta cognitiva importante e, em algumas situações, mais eficaz que as mãos". (Trecho da Revista Pais&Filhos)


Fonte da pesquisa Guia Infantil

Quando perceber que seu bebê está sentindo frio opte por meias com sistema antideslizante que evita escorregões. Não deixe os pezinhos com sapatos apertados, além de desconfortável podem aparecer calos. Sempre mantenha os pés secos.

Agora que Ester já anda eu continuou sempre que possível deixando os pezinhos dela livres. Tomo cuidado com o ambiente para evitar machucados. Mas acho que o equilíbrio para essa primeira fase do caminhar é muito melhor quando os pés estão direto no chão.

E aí mamães, qual a opinião de vocês? Deixam ou não seus bebês descalços?

Espero que tenham gostado das dicas!

Aguardo todos no próximo post.

Nos siga também nas redes sociais

Facebook: Agora Somos pais
Instagram: @agorasomospais



2 comentários:

  1. Adorei o post!
    Sempre deixei, claro que sob meus cuidados!
    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida! É sempre bom deixar nossos bebês livres para explorar né?

      Beijos

      Excluir