Intolerância à Lactose em Adultos


Olá povo lindo! Tudo bem com vocês?

Vocês sabem que Ester tem intolerância à lactose né? Para quem não sabe conto nesse post Aqui.

Mas não é só ela que sofre com isso na nossa casa. Infelizmente eu também tenho. Durante anos eu me preguntava o porquê de sentir tanto desconforto abdominal depois que ingeria leites e derivados. Depois de vê os sintomas da minha filha comecei analisar que sentia o mesmo.

Lendo um pouco a respeito de intolerância à lactose em adultos encontrei algumas informações que achei válido compartilhar com vocês.

Cerca de 70% do brasileiros sofre com esse tipo de restrição alimentar. Em países como Japão e alguns do continente africano, praticamente todos os habitantes com mais de 80 anos têm algum grau de intolerância.

Todos os sintomas são desencadeados pela falta da enzima Lactase que é produzida no intestino delgado para decompor e absorver o açúcar. Algumas pessoas nascem sem essa enzima ou param de produzi-la ao longo da vida.

O que irá determinar a intensidade ou gravidade dos sintomas é a quantidade de lactose ingerida. Segundo o gastroenterologista Flavio Steinwurz e a nutricionista Camila Diniz, qualquer alimento que contém lactose pode fazer mal, como leite de vaca ou cabra, queijo branco, manteiga, margarina, requeijão, iogurte, pudim, bolo, creme de leite, leite condensado, biscoito ao leite, pão de leite, pizza de muçarela e a maioria dos adoçantes em pó.

Em geral, iogurtes podem ser mais bem tolerados que o leite, porque parte do açúcar é fermentada. Porém, a maioria dos iogurtes, especialmente os de consistência firme ou cremosa, contêm leite em pó e/ou soro de leite, para melhorar a textura. Além disso, alguns iogurtes apresentam o mesmo percentual de lactose que o leite de vaca: cerca de 5%.

De acordo com o Conselho Nacional de Laticínios dos EUA (NDC, na sigla em inglês), as muçarelas de búfala e cabra contêm 2% de lactose, menos da metade do teor de um copo de leite ou iogurte. Dependo do grau de intolerância do paciente, esses queijos podem ser substitutos na dieta.

O diagnóstico é feito por dois testes. No primeiro, que é feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o paciente recebe uma dose de lactose em jejum e, depois de algumas horas, são colhidas amostras de sangue que indicam os níveis de glicose. Se não houver alteração, a pessoa é intolerante à lactose.

Há também um exame respiratório que custa cerca de R$ 120 e monitora a quantidade de hidrogênio nos gases exalados após a ingestão da lactose.

Infelizmente não há tratamento para aumentar a capacidade de produzir lactase, mas os sintomas podem ser controlados por meio de dieta e medicamentos.

Alimentos que devem ser evitados:
  • Leite de vaca
  • Leite de cabra
  • Queijo fresco
  • Manteiga
  • Requeijão
  • Creme de leite
  • Iogurtes (costumam ser mais bem tolerados que o leite)
  • Bolachas, bolos e pudins
  • Adoçantes em pó

Alguns alimentos que podem ser livremente consumidos:

  • Pão francês
  • Presunto
  • Geleia
  • Adoçante em gotas
  • Café
  • Maionese
  • Azeite
  • Salada de frutas

Sabemos que o consumo de leite e derivados é muito indicado por conter cálcio. Mas quem tem intolerância vai ficar privado desse nutriente tão importante? Claro que não! Conseguiremos cálcio em outras fontes.

Alimentos ricos em cálcio:
  • Feijão
  • Ovos
  • Couve, brócolis, espinafre e verduras escuras em geral
  • Repolho, nabo, figo, uva passa, cenoura e laranja
  • Amêndoas e nozes
  • Gergelim
  • Queijo de soja (tofu)
  • Sardinha, marisco e algas
Fonte: Bem Estar 

Hoje temos uma gama de produtos Zero Lactose no mercado. Ainda acho o preço um pouco salgado. Quem sabe um dia teremos esses produtos com preço mais acessível né? #Espero

Espero que tenham gostado do post e aguardo todos no próximo post.

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2 comentários:

  1. Sempre tive muita alergia, depois de muito tempo descobri que era intolerancia a lactose :/
    http://karoltomaz.com.br/

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  2. Ruim ter alergia sem saber a causa. anda bem que já sabe né?

    Obrigada pela visita!

    Beijos

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