Dica de Mãe - Natação para Bebê


Olá povo lindo! Como vocês estão?

Eu contei nesse post Aqui que Ester demorou para desenvolver algumas habilidades no tempo que dizem os médicos serem o esperado. Para ajudá-la a pediatra indicou natação. Quando ela completou 7 meses começaram as aulas. Eu pesquisei bastante os benefícios da natação para bebês menores de um ano.

Posso dizer por experiência que tudo que se fala de bom é verdade.


Natação para Bebês


A natação para bebês é recomendada para bebês a partir dos 6 meses de idade, pois aos 6 meses o bebê já tomou a maioria das vacinas, está mais desenvolvido, crescido e pronto para a atividade física e porque antes desta idade a inflamação do ouvido é mais frequente.

No entanto, os pais devem ir ao pediatra para ele avaliar se o bebê pode ir às aulas de natação, pois ele pode ter problemas respiratórios ou de pele que podem agravar com a natação.

Além disso, é importante os pais escolherem uma piscina que oferece boas condições para trocar e preparar o bebê para as aulas e verificarem se o cloro está com pH 7, neutro, e se a água está na temperatura ideal, que é entre 27 e 29ºC.

A natação para bebês é um exercício muito bom para bebês porque ela:

  • Melhora a coordenação motora do bebê;
  • Estimula o apetite do bebê;
  • Promove a relação entre os pais e o bebê;
  • Previne algumas doenças respiratórias do bebê;
  • Ajuda o bebê a engatinhar, sentar ou andar mais facilmente;
  • Ajuda o bebê a dormir melhor;
  • Relaxa o bebê, pois a piscina lembra quando o bebê estava dentro da barriga da mãe;
  • Ajuda na resistência respiratória e muscular do bebê.
  • As aulas de natação devem ser orientadas por um professor especializado e pelos pais e a primeira aula deve durar cerca de 10-15 minutos, aumentando depois para 30 minutos. As aulas não devem durar mais que 30 minutos porque o sistema de regulação de temperatura do bebê ainda não se encontra bem desenvolvido e a sua capacidade de atenção ainda é mínima.

Dicas Importantes


Na natação para bebês, é recomendado o bebê usar fraldas especiais, que não incham ou vazam na água, facilitando os movimentos, contudo, elas não são obrigatórias. Além disso, o bebê não deve ser alimentado até 1 hora antes da natação e não deve ir às aulas de natação quando estiver doente ou com resfriado.

O bebê pode mergulhar na piscina com a presença do professor, mas só depois de 1 mês de aulas de natação e os óculos de natação só são recomendados a partir dos 3 anos de idade.

O uso de tampões auriculares pode causar eco e assustar o bebê, usar com cuidado.

É normal o bebê se assustar na primeira aula. Para o ajudar, os pais podem fazer brincadeiras com o bebê durante o banho para ele se acostumar com a água.

Fonte: Tua Saúde

Espero que tenha gostado das dicas e aguardo todos nos próximo post.

Nos siga nas redes sociais

Facebook: Agora Somos Pais
Instagram: @agorasomospais

2 comentários:

  1. Amei o post. Uma super dica.
    Parabéns pelo blog amei.��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natação para bebê é muto bom para parte respiratória e motora.

      Obrigada pela visita!

      Beijos

      Excluir