Anticoncepcional no pós parto


Olá! Como vocês estão?

Quando o bebê nasce uma das últimas coisas que as mamães se preocupam é com método contraceptivo. Mas, essa é uma das partes do pós parto muito importante. É durante a consulta da revisão do parto que seu obstetra irá indicar o anticoncepcional para ser usado durante o tempo de amamentação.

Fui na consulta com o meu obstetra e ele esclareceu algumas das minhas dúvidas e creio que seja de muitas mulheres.

frescurademulherzinha.com

"Durante todo período que o bebê mamar peito, só podemos usar anticoncepcional com progesterona. Existe várias pílulas com apenas esse hormônio. Seu uso deve ser contínuo sem fazer aqueles intervalos de oito dias que são costumes. Pode ser feito uso também injetável, esses pode ser aplicado acada três meses. Ainda pode ser inserido o DIU, implante subcutâneo ou anel vaginal. Lembrando que todos tem que ser a base de progesterona." Dr José Teles

Esses anticoncepcionais devem ser usados pelo período em que a mulher estiver amamentando. Depois do desmame se a mulher desejar voltar usar o mesmo anticoncepcional de antes da gravidez não há problema algum.

Uma curiosidade,  a amamentação pode sim ser usado como método contraceptivo. Durante a amamentação exclusiva, quando o bebê mama varias vezes ao dia sem tomar água, suco, chá, mamadeira apenas peito. Isso acontece porque a intensidade de sucção no organismo da mulher inibe a ovulação e, portanto, não entra no período fértil. Mas mulheres já ficaram grávidas usando esse método. Por isso os médicos não aconselham seu uso.

Espero que algumas dúvidas tenham sido esclarecidas assim como as minhas. Lembrando que auto medicação é errada, precisamos sempre procurar orientação médica.

Qualquer dúvida procure seu ginecologista.

Dr José Teles de Andrade (CRM 466277/RJ)
End: Rua Alvarenga Filho, 114 Sala 701
Tel: 2734-0382


Nos Siga nas redes sociais:
Facebook: Agora Somos Pais
Instagram: @agorasomospais



9 comentários:

  1. Muito legal! O AC no pós parto é importante demais a não ser que a mãe queria emendar e ter mais um já de vereda kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Importante mesmo. Mas tudo com orientação médica.

      Beijos

      Excluir
  2. Tenho muito medo de engravidar novamente. Estou pensando em começar a usar injeção. Vocês tem alguma informação sobre o Cyclofemina? Queria se existe algum risco... Tentei achar na bula que encontrei nesse site http://cyclofemina.com.br/ mas quero mais detalhes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joana, não sou médica, mas pesquisei sobre esse anticoncepcional e nesse site tem algumas informações bem detalhadas

      http://www.bulas.med.br/p/bulas-de-medicamentos/bula/10811/cyclofemina+suspensao+injetavel.htm

      Mas é aconselhado procurar um ginecologista para te orientar qual melhor medicamento para você.

      Excluir
  3. Eu não fiz uso do anticoncepcional... estou agora voltando a usar. Essa é uma dúvida que muitas mães tem. Bjos

    ResponderExcluir
  4. Confio muito no meu médico que me orientou no pós parto. ele sempre ressaltou que poderia ficar gravida, mesmo amamentando e tomando ac. Agora, que parei de amamentar, voltei com um AC mais forte. :)

    ResponderExcluir
  5. Eu parei de tomar pra tentar mais um bebéio

    ResponderExcluir
  6. A minha medica me recomendou um assim que ganhei nenem, como o Gabriel parou de mamar depois de 2 meses ela mudou para um mais forte.
    Beijos
    Mari
    Vamos Mamaes

    ResponderExcluir