Importância dos Pais na primeira Infância

Olá papais e mamães! Como vocês estão?

Estou participando novamente da blogagem coletiva do grupo de mães blogueiras. O Materinsta e o tema não poderia ser diferente já que estamos em outubro o mês dedicado as crianças. Infância será o tema abordado por vários aspectos e olhares diferentes.



Decidi falar da importância que os pais tem no desenvolvimento intelectual das crianças em sua primeira infância período que começa desde seus primeiros dias de vida até os seis anos de idade de nossos filhos.
           
É nessa fase inicial da vida que nossos filhos irão aprender como se comportar, a lidar com seus sentimentos e viver em sociedade. Precisamos como pais estar cientes da de que a responsabilidade de moldar esse desenvolvimento. Sim, essa é a palavra certa, MOLDAR segundo o dicionário Aurélio significa formar molde de, isso vai além de alimentar, vestir e abrigar.

Durante os primeiros anos de vida de uma criança costuma-se compará-las a esponja, sempre prontas para absorver tudo ao seu redor. Temos que aproveitar essa sede por aprender e ensinar direito. Sabemos da importância de nossa presença na vida dos nossos filhos, mas podemos nos perguntar como tornar nosso tempo com eles uma forma de aprendizado, como ensinar tudo necessário para que nosso filho seja uma pessoa de bem no futuro.

Tudo começa nos primeiros momentos de vida. No aconchego do colo da mãe onde vai encontrar conforto, alimento, proteção e muito amor. Nos braços de um pai carinhoso que faz questão de participar de toda rotina com o bebê.

Elogios quando fazem algo certo faz com que se sintam capazes. Mostrar onde errou e ensinar o certo mostra a superar desafios.

Certa vez ouvi uma palestra sobre pais e filhos onde o orador comparou os pais a um arco e os filhos a flechas (Salmo 127:3,4). Como arcos nossa responsabilidade é orientar nosso flechas na melhor direção. Orientar significa não apenas ensinar por meios de palavras, o exemplo sempre será melhor, e nessa fase onde temos filhos curiosos querendo aprender tudo ao mesmo tempo é de suma importância que estejamos preparados para guia-los.

Para conhecer os outros textos da nossa blogagem coletiva acessem:

3 comentários:

  1. É uma pena que a realidade de muitas crianças não seja essa realidade! Ter os dois pais juntos é muito importante para o crescimento e desenvolvimento da criança! Ainda bem que apesar de algumas famílias serem divididas muitos pais e mães solteiras acertam de letra na educação e desenvolvimento dos filhos!
    www.maesapaixonadas.com

    ResponderExcluir
  2. Estar presente é muito importante, mas tem que saber estar presente. Presente só de corpo não basta, as crianças nos querem por inteiro, querem aprender e ensinar o tempo todo. Eles são esponjas, e nós também deveríamos ser.
    Beijos, www.blogbabylo.com

    ResponderExcluir
  3. Amei o texto amiga, e concordo que não basta ensinar tem que dar o exemplo, criança vê criança aprende! bjokas.

    Val - www.mamafante.com.br

    ResponderExcluir