Vamos aproveitar as férias?

Olá mamães e papais! Como estão?



As tão esperadas férias estão aí e para quem estuda, esse é um dos melhores passa tempos do ano, curtir esse período que passa tão rápido, não é mesmo, mamãe e papai? Mas sabemos que os tempos estão difíceis e com essa tal crise que é falada o tempo todo, muitos pais acabam fingindo que as férias nem chegaram, para não ter que gastar dinheiro. Mas não é bem assim, nós conversamos com a psicóloga Suéllen Mota que explicou a importância de curtir as férias para evitar o estresse nas crianças e com dicas para gastar muito pouco ou nada com seus pequenos.

Para Suéllen, "o fato é que precisamos descansar. Nossa sociedade prioriza e engrandece o trabalho e desvaloriza o lazer. Não estou de forma alguma tirando o valor do trabalho, mas, não posso negligenciar os benefícios que os momentos de descanso e lazer proporcionam. A verdade é que somos desde muito cedo ensinados a viver num ativismo irracional. Nossas crianças têm suas agendas lotadas desde muito novas. São aulas extracurriculares, atividade física, além das inúmeras consultas aos mais diversos profissionais da saúde", explica a psicóloga.


O estresse no mundo atual
Segundo uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% da população mundial sofre com algum tipo de estresse e esse mal está relacionado a graves problemas de saúde como diabetes, depressão e câncer, além do transtorno de ansiedade e depressão.

A psicóloga destacou os principais sintomas:

· Alteração do Sono e do Apetite;
· Mudança de humor;
· Tensão muscular;
· Taquicardia;
· Sudorese;
· Ansiedade;
· Diminuição do rendimento no trabalho e outros.

O que fazer ao constatar que possui alguns desses sintomas?
1- Organize seu Tempo. Aprenda a organizar seu tempo por prioridades e lembre-se que sua saúde deve ser sua grande prioridade, aliás, sem ela você não poderá fazer muito do que você hoje julga importante;
2- Aprenda a Dizer Não. Recuse-se a ocupar todo seu tempo com responsabilidades;
3- Exercite-se Regularmente. A atividade física além de fazer bem para o corpo é um excelente aliado para a manutenção de uma mente saudável;
4- Durma o Suficiente. O sono adequado é um poderoso remédio contra o estresse;
5- Permita-se Vivenciar o Lazer. Sempre que possível, faça algo diferente.
Afinal, por que esperar o sábado à noite para se divertir? Permita-se vivenciar atividades de lazer de tempos em tempos em dias “úteis” e aproveite bem as férias dos seus pequenos.

E com relação a dicas de opção de lazer gratuitas e gastando pouco em nossa cidade e região, podemos citar:

· Jardim São Benedito;
· Jardim do Liceu;
· Horto Municipal;
· Praças (Flamboyant, São Salvador e outras);
· Cidade da Criança;
· Sesc;
· Sesi;
· Praias da região;
· Cachoeiras;
· Cinema e outros.
Suéllen Mota Caetano
Psicóloga Infantil, Adulto e Terapia de Casais.
Palestrante Motivacional e Consultora Empresarial.
Contatos: colunabemestaremocional@gmail.com e (22) 99711-1135

Enfim, quando o assunto é lazer a dica é fazer o que gosta e usar a criatividade.
No caso das crianças, num tempo em que o ativismo tem ganhado cada vez mais espaço e que é cada vez mais comum que as brincadeiras sejam virtuais, o ideal é aproveitar a oportunidade para que elas possam ter contanto com outras crianças, vale chamar os amiguinhos para um piquenique, um passeio de bicicleta, um tarde em sua casa, enfim, o importante é que elas se divirtam.

Por
Vanessa Nascimento
Jornalista MTB 32.651/RJ

Nos Siga nas redes sociais

Facebook: Agora Somos Pais
Instagram: @agorasomospais

0 comentários:

Postar um comentário