Higiene Bucal dos Bebês: O que você precisa saber

Olá mamães e papais! Tudo bem com vocês?



Os primeiros cuidados com a higiene bucal dos bebês gera muitas dúvidas. Para esclarecer algumas, a Dra Thamires dentista e nossa colunista vai responder algumas perguntas mais frequentes sobre o assunto.

1ª Quando deve ser a primeira consulta com odontopidiatra?

A consulta com o odontopediatra, deve ser realizada antes mesmo da erupção dos primeiros dentes decíduos (dentes de leite). Nela orientamos aos pais e aos responsáveis, toda a higienização bucal do bebê. O quanto antes prevenirmos é melhor! Garantimos uma familiarização da criança com o consultório, o que gera menos trauma no futuro. O que observamos, é quem as crianças já chegam ao consultório sempre com alguma queixa de dor ou algum trauma gerado no passado. Nosso papel é orientar, instrui, prevenir e tratar. Todo o ambiente do consultório é todo modificado para a criança e a nossa linguagem é empregada de acordo com cada faixa etária.

2ª A partir de quando devemos começar e como deve ser realizada a higiene bucal do bebê? 

A higienização bucal deve ser feita logo de início, para estimularmos a criança ao hábito de sempre escovar e higienizar. Quando se é bebe e não possui dentes, a higienização deve ser feita com gaze ou fralda de pano limpa, umedecida em água filtrada, para a retirada dos excessos de leite que ficam acumulados. A partir do aparecimento dos primeiros dentes pode se utilizar uma escova pequena, com a idade adequada para a criança e creme dental com flúor. Existe também no mercado, as dedeiras que podem ser utilizadas para crianças abaixo de 1ano, quando se possuem dentes.

3ª Quando começar a usar o creme dental? Qual a quantidade recomendada? Com ou sem flúor?

Hoje preconizamos uso de creme dental com flúor. Devemos começar a usar, logo com o aparecimento dos primeiros dentes na arcada. Antigamente indicávamos pasta sem flúor, pois se achava que uso delas em crianças de baixa idade poderia causar a fluorose (manchamento dos dentes). Hoje o que os estudos comprovam que a quantidade de creme dental errada e engolida pelas crianças, que causava a fluorose. Para cada faixa etária existe uma quantidade correta.

0 a 3 anos – Metade de um grão de arroz crú;

3 a 7 anos – Um grão de arroz crú (Crianças que não sabem cuspir)

Acima de 7 anos – Um Grão de ervilha (Crianças que já sabem cuspir)

4ª Até o primeiro ano de vida qual deve ser a frequência de escovação?
No mínimo a cada 3 vezes ao dia ou após a cada refeição. Lembrando que nesta idade a criança ainda não possui o paladar pro que é doce. E nós que induzimos o consumo de açúcar. Quanto menos estimularmos oferecendo balas, pirulitos, chicletes e demais doces, melhor será a saúde bucal do seu pequeno.

5ª Como aliviar os incômodos gerados pela erupção dos dentes?

Existem no mercado uma gama de mordedores, de preferencia para aqueles que podem ir a geladeira. Quando a criança morde, sente um alívio pois está gelado e melhora o desconforto. Porém, quando este desconforto causa irritação profunda, perda de apetite e febre, deve-se procurar um odontopediatra para que seja prescrito medicação, tópica para aliviar estes sintomas.

Ficou com alguma dúvida? Pode entrar em contato com a Dra Thamires que ela terá prazer em atendê-lo.

CRO/RJ 42004
Rua Alvarenga Filho, Ed. CDT - 3º Andar - Sala 301
Campos dos Goytacazes/RJ
Tel: 2733-3187

7 comentários:

  1. Ótimo post, aqui começamos a limpeza desde cedo com gases e água, depois passamos para a dedeira, e escova com pasta

    Bjs Mi Gobbato

    ResponderExcluir
  2. Aqui relaxei bastante quando ele era mais bebê quase não higienizava, agora depois das consultas no dentista estou mais atenta a isso!

    ResponderExcluir
  3. Por aqui também fomos bem orientados por Odontopediatras bem especiais. A higiene bucal faz parte da saúde dos pequenos!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post! Aqui a higiene bucal começou cedo com gases e sempre com acompanhamento da Odontopediatra

    ResponderExcluir
  5. Que post excelente, sempre bom sabermos mais sobre os cuidados com nossos filhotes. Bjus.

    ResponderExcluir
  6. Òtimo post!!! Realmente como os bebês não têm dentes, muitas pessoas acham que não precisa ter nenhum cuidado... Beijos Regina

    ResponderExcluir
  7. Super esclarecedor. Muitas pessoas acham que só devem levar a criança quando todos os dentes nascerem. E não é bem isso

    ResponderExcluir