Teste

Quando começar o desfralde

Oi gente! Tudo bem com vocês?




Hoje quero falar de umas das fase mais esperada pelos pais. O desfralde. Essa palavra já nos faz respirar aliviados. A economia junto com a independência que ela trás são incomparáveis.

Mas esse momento gera muitas duvidas nos pais. Quando começar o desfralde? Usa penico ou redutor? Sair com ou sem fralda?

Não sou especialista mas vou compartilhar com vocês nossa experiência.

Quando Ester completou 1 ano e 6 meses eu fiz minha primeira tentativa. Sabia mais ou menos o horário que ela fazia cocô e colocava ela no penico. Mas o xixi ela não avisava. Mesmo que insistisse em falar, ensinar e mostrar não resolvia. Percebi que não estava na hora dela de desfraldar. Respeitei e adiei para uma próxima oportunidade.

Quando ela completou 2 anos fiz a segunda tentativa. Mais uma vez sem sucesso. Já estava gravida e fiquei com medo dela regredir quando a irmã nascesse e novamente adiei o desfralde esperando o momento dela.

O tempo foi passando e percebi que ela pulava tirando os dois pés do chão ao mesmo tempo. Certa vez li que esse é um dos sinais que a criança está preparada para o desfralde. 

Quando a irmã nasceu ela começou ficar incomodada quando fazia xixi, logo tirava a fralda. Quando ia colocar uma nova ela pedia calcinha. Atendi o desejo dela e comecei colocar calcinha nela durante o dia. Foram alguns escapes na cama, no sofá, no chão. Mas ela estava tentando ir no penico.
Foram 10 dias mais ou menos até ela conseguir segurar o xixi até chegar ao banheiro. O número dois não demorou. Num total de 15 dias ela já estava usando o penico certinho.

O desfralde noturno aconteceu naturalmente. Ela não queria usar a fralda a noite mas eu conversei com ela que tiraria a fralda da noite quando ela não fizesse mais xixi a noite. Cinco dias depois dessa conversa o desfralde noturno também chegou.

Dicas para desfralde:

1. Espere o momento do seu filho. Tentar iniciar o desfralde antes do tempo pode ser frustrante para você e para ele.
2. Não critique seu filho quando acontecer os escapes. Fale que é normal e leve ele para o banheiro mostrando onde é o lugar certo.
3. Seja exemplo. Leve seu filho junto com você ao banheiro. converse mostrando o lugar certo. Ensino-o a lavar as mãozinhas sempre.
4. Facilite a vida do seu filho. Desfralde não combina com macacões, calças, body ou nada que atrapalhe na hora do xixi.
5. Atenção mães de menina. Desde no início do desfralde ensine-a como se limpar corretamente.

Explique que ela precisa passar o papel sempre da frente para trás, da vagina para o bumbum, e não o contrário, principalmente quando faz cocô.


Se puder dar um conselho que vou seguir quando Elisa chegar nessa fase é: Paciência! Nada de pressa. Respeitar o tempo do seu filho fará o desfralde ser mais tranquilo.

Espero que minha experiência ajude vocês nessa fase.

Aguardo todos no próximo post!!!!

5 comentários:

  1. Ótimas dicas! Aqui o que funcionou super bem comigo, foi respeitar o tempo das meninas, pois quando elas estavam preparadas e dando sinais foi que eu comecei e consequentemente durou menos tempo e com menos "acidentes" de percurso kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Aqui o desfralde aconteceu com 2 anos e 5 meses, um mês antes de sair de férias da escolinha. A escolinha ajudou muito e nas férias deixava ela só de calcinha para facilitar, ocorreu poucos escapes. O que demorou um pouco mais foi desfralde noturno, mas quando percebi que todos os dias a fralda amanhecia seca, já providenciei a retirada, e quando fizer o desfralde noturno, muito importante evitar líquidos durante a noite e levar para fazer xixi antes de dormir.
    Valeu as dicas!

    ResponderExcluir
  3. O desfralde é um período que devemos muito respeitar as crianças. O nosso se deu de forma tranquila, ainda bem.
    Ótimas dicas!

    ResponderExcluir
  4. Olá! conhecendo seu blog hj e simplesmente amando!
    Estou entrando no time das mamães agora! Coração está a mil!
    Não vejo a hora de passar por todas essas experiências!
    Vou ficar grudadinha aqui pra não perder nadinha!
    Bjus
    Taty
    Na Casa dos Abrantes
    Canal
    Instagram

    ResponderExcluir
  5. Olá Josi
    Por aqui também funcionou respeitar o ritmo das crianças. Com certeza a ansiedade é nossa...rs.
    Fizemos o desfralde na época do calor, o que facilitou muito.
    Adorei as dicas e o post!
    Bjs

    ResponderExcluir