Teste

Como Aumentar a Produção de Leite

Olá mamães e papais! Tudo bem com vocês? Espero que sim.

Tenho certeza que todos sabem da importância da amamentação. Mas não é raro surgir alguns desafios. A produção de leite é um desses momentos desafiadores.

PRODUÇÃO DE LEITE

Vamos entender alguns pontos importantes sobre o que faz o corpo da mãe produzir leite.

Apojadura: A descida do leite não acontece automaticamente ao nascimento do bebê. Ela leva entre 48h a 72h para descida. Mas isso não significa que devemos oferecer fórmula para o recém nascido. Desde a primeira sucção a mãe produzirá o Colostro. Que é um alimento extremamente rico e tem a capacidade de alimentar seu bebê.

Perda de peso do bebê. Seu filho vai nascer inchado. Cerca de 10% esse peso será perdido antes mesmo de saírem da maternidade. Isso é absolutamente normal. Não pense que não está produzindo leite por isso.

Livre demanda. Isso quer dizer que toda hora que seu bebê quiser mamar ofereça o seio. Esse ato além de fortalecer seus laços com seu filhinho é uma das maneiras de fazer o leite descer.

Se mesmo assim ainda achar que seu corpo não está produzindo o leite necessário para satisfazer seu bebê darei algumas dicas.

Água. Esse líquido maravilhoso essencial para vida também tem papel importante na produção de leite. As mães que amamentam precisam beber em média quatro litros de água para que consiga produzir leite.
PRODUÇÃO DE LEITE


Pega correta. A maneira que o bebê suga também interfere na produção de leite. Caso seu bebê não esteja mamando corretamente pode ferir seu seio e com a dor você amamentar menos e a produção de leite vai cair. Caso seu seio esteja ferido existe pomadas que podem ser usadas mas a melhor maneira de curar essas feridas basta passar entre a mamadas o próprio leite materno.

PRODUÇÃO DE LEITE
Blog da Lô
Descanse. Uma mãe cansada não produz leite. Mesmo que seja difícil mas você precisa estar relaxada para produzir leite. Entenda mamãe Ansiedade não combina com produção de leite.

PRODUÇÃO DE LEITE


Procure ajuda. Seja o pediatra do seu filho para indicar medicamento que auxiliam na produção (esses não tem eficácia comprovada) de leite ou uma assessoria de amamentação. Além de tudo isso existe os Bancos de Leite Humano procure o mais próximo.

Esgotamento da mama. Os dois seios devem ser oferecido. Não ofereça a outra mama enquanto a primeira não estiver totalmente vazia. Além de ajudar a produção do leite deixar o bebê mamar até esvaziar a mama fará com que o bebê receba o leite posterior que é mais rico em gordura e nutrientes.

Resumindo. Não existe mãe que produz pouco leite. A mídia pode até tentar fazer você acreditar nisso. Mas o que precisamos é apenas ter a segurança de procurar ajuda especializada caso estejamos inseguras.

Lembre-se de algo importante: Você é a melhor mãe do mundo para seu filho. Não deixe que ninguém faça você duvidar disso.

Espero que tenham gostado do post e aguardo cada um de vocês no próximo post.

PS: Tudo que foi dito aqui não substitui uma consulta especializada.

Conheça nossas redes sociais:
Facebook: Agora Somos Pais
Instagram: @agorasomospais

2 comentários:

  1. A parte do descanse é a mais difícil nesse começo. Eu fiquei com o bom hábito de beber bastante água!

    ResponderExcluir
  2. Eu fiquei bem preocupada nos primeiros dias em que JM perdeu peso, mas a pediatra explicou o motivo, assim como está aqui no post.
    Excelente Josi, estou gostando dos posts sobre amamentação.

    ResponderExcluir