Cuidados com a Saúde Bucal das Crianças

Olá mamães e papais! Como vocês estão?


Depois de um tempo afastada devido a agenda lotada nossa colunista a odontopediatra Dra. Thamires Xavier vai nos falar hoje sobre os cuidados que devemos ter com a saúde bucal dos nossos pequenos.

SAÚDE BUCAL

Olá, é um prazer está escrevendo novamente para todos os pais e responsáveis dos pequenos. E a nosso primeiro tema é: Principais Cuidados Odontopediátricos com Saúde Bucal das Crianças. Para começar gosto de frisar que a Saúde Bucal do bebê, começa com um pré-natal odontológico da mamãe. Existem inúmeras bactérias bucais que atingem a corrente sanguínea e causam complicações ao nascimento do bebê.
Saúde Bucal

Quando os bebês nascem, os primeiros cuidados com a higienização dos bebês devem ser realizados, sobre uma instrução do Odontopediatra, as mães passam por uma consultoria desde amamentação como realizar a correta higienização. Antes da erupção dos primeiros dentes, instruimos os responsáveis, para higienizar a boca dos bebês com uma fralda ou gazes umidecida em água friltada. Principalmente após as mamadas, assim conseguimos fazer a retirada daquele excesso de leite que ficou na cavidade bucal.

Quando começa a erupcionar os primeiros dentes decíduos (por volta dos 6meses de idade), começamos utilizar escovas com cerdas macias, com um tamanho adequado para a idade deles e com uma quantidade certa de creme dental com flúor. Existia um mito, que as crianças não poderiam escovar os dentes com cremes dentais com flúor, até os 2 anos de idade, pois causava fluorose. Hoje sabemos que isto é um mito. A ingestão do flúor em excesso que é a causadora da fluorose.

Como nas crianças utilizamos uma quantidade de creme dental pequeno, correspondente para a sua idade, podemos ficar tranquilos e fazer a higienização adequada.

Para crianças menores de 2 anos a quantidade de creme dental correponde a um grão de arroz crú. Já para crianças de 2 anos a 5 anos a quantidade corresponde ao grão de ervilha. Lembrando que a concentração de creme dental com flúor pode ser 1.000 a 1.100ppm de flúor.

Lembrando que toda a escovação nunca deve ser feita pela criança sozinha. Mesmo quando elas estão maiores, devem ser sempre supervisionada por um adulto.

SAÚDE BUCAL

O uso do fio dental também é de suma importância, pois conseguimos higienizar os pontos, onde as cerdas da escova não conseguem alcançar.

SAÚDE BUCAL

Dra. Thamires Xavier Gomes. Especialista em Odontopediatria. 
Endereço: Rua Alvarenga Filho, n°: 114, Edifício: CDT, 3°andar, sala 301. 
Telefone: (22) 997884873


Espero que esse texto esclareça muitas das dúvidas que pairam na cabeça de muitos pais assim como na nossa.
Qualquer dúvida pode nos mandar por email ou pelas redes sociais que passaremos para a Dra. Thamires.

Aguardamos todos no próximo post!

SAÚDE BUCAL





Nos siga também pelas redes sociais:
Facebook: Agora Somos Pais
Instagram: @agorasomospais

4 comentários:

  1. Ótimo post, pois infelizmente muitas pessoas não cuidam corretamente e as crianças começam a ter cáries ainda nos dentes de leite... Cuidar da higiene bucal é super importante

    ResponderExcluir
  2. Também fomos bem orientados por aqui desde o início. A hora da higiene é bem tranquila por aqui!

    ResponderExcluir
  3. Excelente post pois temos que cuidar da higiene bucal das crianças desde cedo.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom ter posts com especialistas esclarecendo dúvidas sobre assuntos importante como esse.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir