TOC e Mania: Entenda a diferença


Oi gente! Tudo bem com vocês? Espero que sim.

Faz alguns dias que fiz um post nas redes sociais do blog sobre como organizo a pia antes de lavar a louça. Na legenda da foto descrevi minha rotina com a pia como TOC (Transtorno Compulsivo Obsessivo).



Algumas pessoas se identificaram e até dividiram comigo as maneiras que organizam suas rotinas em casa. Outras disseram não se tratar de nenhum transtorno e sim de uma forma de deixar a organização mais fácil.

Fui pesquisar qual a diferença entre Mania e TOC primeiro para saber até onde é normal você dedicar tanto tempo em atividades que poderiam ou deveriam ser realizadas na metade do tempo caso você não organizasse tanto. Até onde essa organização toda ajuda ou atrapalha você.

Primeiro vamos entender o que é mania.

Segundo o Dicionário Aurélio mania significa: Exprime a noção de loucura ou desejo imoderado.

Todo mundo tem uma mania. Seja pisar com pé direito quando entra num ambiente novo, verificar várias vezes se a porta está fechada antes de sair ou até mesmo não gostar de tocar em objetos que outras pessoas tocaram. O que diferencia isso tudo do TOC é o quanto isso atrapalha seu dia.



Se essas manias estão tomando conta de uma grande parte do seu dia. Atrapalhando de alguma forma a sua vida talvez seja aconselhável procurar uma ajuda profissional.

O Transtorno Compulsivo Obssessivo (TOC) é caracterizado por ações repetitivas e pensamentos negativos caso não consiga realizar tal ação.



Como exemplos de TOC temos:

- Lavar as mãos várias vezes ao dia;
- Tomar banhos demorados, porque precisa lavar cada parte do corpo várias vezes ou em uma sequência específica;
- Evitar encostar em pessoas ou objetos por medo de se contaminar;
- Organizar objetos em uma determinada ordem, gastando muito tempo;
- Precisar de simetria. Por exemplo, se a pessoa esbarra com o ombro esquerdo na parede ou em uma outra pessoa, ela tem que fazer a mesma coisa com o ombro direito;
- Verificar se a porta está trancada; gás, ferro, fogão desligados várias vezes seguidas;
- Rezar várias vezes, na sequência, para evitar que algo ruim aconteça (ex: 100 vezes o "Pai Nosso");
- Medos supersticiosos: não usar determinadas cores com medo de acontecer algo ruim. Ou evitar números que lembram azar (ex: número 13);
- Pensamento de achar que está com doença grave, mesmo que os médicos e exames digam o contrário;
- Necessidade de guardar objetos inúteis, quebrados ou sem valor por achar que será útil no futuro;
- Conferir várias vezes o que leu ou escreveu para ter certeza que leu ou escreveu corretamente.

Lembrando: Mania são hábitos exagerados com determinadas ações repetitivas e TOC é quando esses hábitos começam a atrapalhar sua vida de modo que nada anda.

Espero que esse texto sirva para sabermos diferenciar se nossos hábitos esquisitos são apenas manias ou estamos com algum transtorno que precisa de cuidados especiais.

Me conte: Você tem alguma mania?

Aguardo todos no próximo post!

Nos acompanhe também pelas redes socais
Facebook: Agora Somos Pais
Instagram: @agorasomospais

0 comentários:

Postar um comentário