Rotina na vida dos Filhos


Oi gente! Tudo bem?

Mais uma vez a nossa colunista a psicóloga traz um texto para nos ajudar nessa árdua tarefa que é educar nossos filhos. Dessa vez ela irá falar da importância de estabelecer uma rotina na vida dos nosso filhos.


Hoje eu vim falar com você sobre a importância da rotina na vida dos pequenos. Sei que na prática estabelecer uma rotina na vida dos filhos pode ser um tanto complicado, afinal temos a correia do dia a dia e a falta de tempo.

O tempo para a criança é algo complexo e através de uma rotina a criança pode antecipar o que irá acontecer, se sentindo segura e se comportando de acordo com a tarefa seguinte, o que dá a ela uma certa liberdade, fazendo com que ela cresça confiante e independente.

Para os pais a rotina pode trazer alguns benefícios, pois com ela os pequenos podem aceitar melhor determinados momentos (Por exemplo, a hora de dormir). A rotina também pode colaborar para a vida dos pais, afinal ter horários pré-estabelecidos faz com que a família possa se organizar melhor.

Porém cuidado, como diria minha mãe "tudo de mais faz mal", não devemos funcionar em regime militar. A rotina não deve se tornar algo negativo e penoso na vida da família, para isso é importante ser flexível e saber que pode ser que o almoço saia um pouquinho mais tarde no final de semana. Devemos estar sempre priorizando os hábitos saudáveis e o ambiente organizado, mas sempre com um joguinho de cintura.

A seguir irei sugerir algumas coisas para incluir na rotina:


Hora de dormir

O horário para dormir é muito importante para criança, pois é no sono que ela ganha a energia para as atividades do dia, assim o sono influência diretamente no comportamento do dia a dia.

Para o sono da noite busque criar um ritual (ex.: banho, historinha e dormir) e um ambiente adequado (pouca luz e silencioso).


Hora da refeição

Busque sempre fazer as refeições em família e longe das tecnologias, esse pode ser um momento para solidificar os laços e criar um ambiente de diálogo.


Hora de brincar

Parece meio óbvio que as crianças devem ter um momento para brincadeira, mas com o mundo cada vez mais cheio de necessidades temos que ter cuidado para não sobrecarregar nossas crianças com as diferentes aulas extras disponíveis.

Também devemos cuidar para que a tecnologia não tome conta do dia das crianças, a brincadeira é de suma importância para o desenvolvimento da criatividade e noções de regras.


Psicóloga Ananda Gomes CRP 05/46618
Psicóloga Clínica, Orientadora de Pais e Palestrante
Contato: (22) 99896-4666
anandagomes.psico@gmail.com
Instagram: @psico.anandagomes
Espero que esse texto nos ajude a estabelecer de forma correta uma rotina para nossas crianças.

Aguardo todos no próximo post!





Nos siga nas redes sociais:
Facebook: Agora Somos Pais
Instagram: @agorasomospais

0 comentários:

Postar um comentário