Hoje quero falar de umas das fase mais esperada pelos pais. O desfralde. Essa palavra já nos faz respirar aliviados. A economia junto com a independência que ela trás são incomparáveis.
Mas esse momento gera muitas duvidas nos pais. Quando começar o desfralde? Usa penico ou redutor? Sair com ou sem fralda?
Não sou especialista mas vou compartilhar com vocês nossa experiência.
Quando Ester completou 1 ano e 6 meses eu fiz minha primeira tentativa. Sabia mais ou menos o horário que ela fazia cocô e colocava ela no penico. Mas o xixi ela não avisava. Mesmo que insistisse em falar, ensinar e mostrar não resolvia. Percebi que não estava na hora dela de desfraldar. Respeitei e adiei para uma próxima oportunidade.
Quando ela completou 2 anos fiz a segunda tentativa. Mais uma vez sem sucesso. Já estava gravida e fiquei com medo dela regredir quando a irmã nascesse e novamente adiei o desfralde esperando o momento dela.
O tempo foi passando e percebi que ela pulava tirando os dois pés do chão ao mesmo tempo. Certa vez li que esse é um dos sinais que a criança está preparada para o desfralde.
Quando a irmã nasceu ela começou ficar incomodada quando fazia xixi, logo tirava a fralda. Quando ia colocar uma nova ela pedia calcinha. Atendi o desejo dela e comecei colocar calcinha nela durante o dia. Foram alguns escapes na cama, no sofá, no chão. Mas ela estava tentando ir no penico.
Foram 10 dias mais ou menos até ela conseguir segurar o xixi até chegar ao banheiro. O número dois não demorou. Num total de 15 dias ela já estava usando o penico certinho.
O desfralde noturno aconteceu naturalmente. Ela não queria usar a fralda a noite mas eu conversei com ela que tiraria a fralda da noite quando ela não fizesse mais xixi a noite. Cinco dias depois dessa conversa o desfralde noturno também chegou.
Dicas para desfralde:
1. Espere o momento do seu filho. Tentar iniciar o desfralde antes do tempo pode ser frustrante para você e para ele.
2. Não critique seu filho quando acontecer os escapes. Fale que é normal e leve ele para o banheiro mostrando onde é o lugar certo.
3. Seja exemplo. Leve seu filho junto com você ao banheiro. converse mostrando o lugar certo. Ensino-o a lavar as mãozinhas sempre.
4. Facilite a vida do seu filho. Desfralde não combina com macacões, calças, body ou nada que atrapalhe na hora do xixi.
5. Atenção mães de menina. Desde no início do desfralde ensine-a como se limpar corretamente.Explique que ela precisa passar o papel sempre da frente para trás, da vagina para o bumbum, e não o contrário, principalmente quando faz cocô.
Se puder dar um conselho que vou seguir quando Elisa chegar nessa fase é: Paciência! Nada de pressa. Respeitar o tempo do seu filho fará o desfralde ser mais tranquilo.
Espero que minha experiência ajude vocês nessa fase.
Aguardo todos no próximo post!!!!
Ótimas dicas! Aqui o que funcionou super bem comigo, foi respeitar o tempo das meninas, pois quando elas estavam preparadas e dando sinais foi que eu comecei e consequentemente durou menos tempo e com menos "acidentes" de percurso kkkkk
ResponderExcluirAqui o desfralde aconteceu com 2 anos e 5 meses, um mês antes de sair de férias da escolinha. A escolinha ajudou muito e nas férias deixava ela só de calcinha para facilitar, ocorreu poucos escapes. O que demorou um pouco mais foi desfralde noturno, mas quando percebi que todos os dias a fralda amanhecia seca, já providenciei a retirada, e quando fizer o desfralde noturno, muito importante evitar líquidos durante a noite e levar para fazer xixi antes de dormir.
ResponderExcluirValeu as dicas!
O desfralde é um período que devemos muito respeitar as crianças. O nosso se deu de forma tranquila, ainda bem.
ResponderExcluirÓtimas dicas!
Olá! conhecendo seu blog hj e simplesmente amando!
ResponderExcluirEstou entrando no time das mamães agora! Coração está a mil!
Não vejo a hora de passar por todas essas experiências!
Vou ficar grudadinha aqui pra não perder nadinha!
Bjus
Taty
Na Casa dos Abrantes
Canal
Instagram
Olá Josi
ResponderExcluirPor aqui também funcionou respeitar o ritmo das crianças. Com certeza a ansiedade é nossa...rs.
Fizemos o desfralde na época do calor, o que facilitou muito.
Adorei as dicas e o post!
Bjs