Post Top Ad

Seu filho ajuda nas tarefas diárias?

Oi gente! Tudo bem com vocês?

Quero falar sobre um assunto importante hoje. Quantas mães você já ouviu reclamar que os filhos não ajudam nas tarefas diárias? Nos perguntamos sempre se o problema é a falta de vontade de criança em ajudar ou a mãe que não incentiva.
Ajuda nas tarefas diárias

Sabia que se seu filho desde o momento que começa dar os primeiros passos pode te ajudar? Jogar a fralda suja na lixeira, colocar a roupa suja do cesto. São pequenas coisas que podemos incentivar nossos filhos a cooperarem com a organização e limpeza da casa.

Claro que é muito mais demorado quando nossos filhos inventam de nos ajudar. Mas permitindo isso estaremos dando autonomia para nossos filhos, senso de utilidade e principalmente os fazem sentir tão responsavel pelo próprio lá como você ou qualquer outro membro da família.

Ajuda nas tarefas diárias

Existe inúmeros benefícios para nossos filhos quando eles nos ajudam em casa.

1º Ensina Responsabilidade: Desde cedo aprender qual seu papel dentro da família estará preparando nosso filho para enfrentar as responsabilidades que a vida mostrará.

2º Incentiva o Trabalho em equipe: Quando você pede para seu filho te ajudar em alguma tarefa do dia mostra como cooperar pode fazer o trabalho ficar mais leve.

Ensina ser independente: Ter autonomia é um dos objetivos na hora que educamos nossos filhos. Criarmos filhos capazes de se virar sem depender de ninguém fará total diferença na fase adulta.   

Ajuda nas tarefas diárias
                                       
Visto esses benefícios você agora pode me perguntar. Mas, Josi como devo fazer para que meu filho me ajude nas tarefas diárias? Resposta é muito simples. Pratique esses três passo e terá sucesso.

1º Não mande: Lembra como era ruim quando a gente era criança e nossa mãe vivia mandando fazer as tarefas? Temos que ser espertos para que nossos filhos nos ajude e que isso torne rotina. Que tal mostrar o quanto a ajuda dele será importante para o bom andamento da casa! Isso o ajudará a se sentir útil e parte integrante das atividades da casa.

2º Não grite! Erros acontecem. É normal seu filho não ter a mesma habilidade que você nas atividades diárias. Não busque a perfeição. Toda vez que você gritar ou criticar seu filho por uma tarefa mal executada ele se sentirá desestimulado. Com o tempo ele aprenderá fazer a tarefa da melhor forma do jeitinho dele.

3º Recompense: Ser reconhecido por um bom trabalho é muito bom né? Então porque você não faz isso quando seu filho termina uma tarefa? Caso ele não tenha conseguido executar da melhor forma talvez invés de falar onde ele errou você possa mostrar como ele pode melhorar. 

Mas a gente sempre tem dúvida sobre como podemos pedir para nosso filho ajudar nas tarefas diárias.  Nos perguntamos se não estamos forçando muito nossa cria (bem, eu sempre penso isso) Para nos ajudar vou listar algumas tarefas por idade. Assim saberemos o que pedir para cada fase do nosso filho.

Crianças de 1 a 3 anos
Colocar fralda suja na lixeira
Juntar os brinquedos
Colocar a roupa suja no cesto
Tentar se vestir sozinho
Escovar os dentes

Crianças de 4 a 6 anos
Ajudar colocar e tirar a mesa
Tirar o pó dos móveis
Dobrar e guardar a roupa
Tentar arrumar a própria cama

Crianças de 7 a 10 anos
Ajudar lavar a louça
Regar plantas
Alimentar animais de estimação
Ajudar na limpeza

Crianças de 10 a 12 anos
Colocar roupa para lavar
Tirar  o lixo
Ajudar cozinhar

Ajuda nas tarefas diárias

Lembre-se quanto mais cedo você começar ensinar seu filho a ajudar nas tarefas diárias tão logo eles aprenderão a importância de cooperar para o bom andamento do lar.

Conta para mim qual a tarefa que seu filho faz para te ajudar.

Um comentário:

  1. Como sempre nos ajudando! Obrigada pelo excelente post Josi

    ResponderExcluir

@agorasomospais