Post Top Ad

Como manter sua casa arrumada em 5 passos

Oiê!

Manter a casa arrumada é mais fácil do que você imagina? Se a bagunça da sua casa está te deixando estressada e quando começa a arrumação o desanimo aparece esses 5 passos para manter sua casa arrumada irão te ajudar.

Por algum tempo eu me vi envolvida na bagunça da minha casa sem saber por onde começar a organização. Toda vez que tentava arrumar batia aquela sensação de que esteva enxugando gelo. Sabe como é né? Nada parecia sair do lugar.

Aí, eu resolvi procurar métodos na internet sobre organização e depois de muito estudar e junto com a aplicação deles encontrei os meu próprios passos para manter a minha casa arrumada.

Como manter sua casa arrumada em 5 passos


1. Limpar X Arrumar

Quando eu limpo chão, tiro pó dos móveis, lavo as janelas minha casa estará limpa. Mas se ainda tem aquelas correspondências em cima da mesa, sapatos perto da porta, brinquedos espalhados minha casa estará bagunçada.

Certa vez li que uma casa suja organizada parece limpa mas uma casa limpa desorganizada parece suja.

Parece até óbvio falar isso. Mas é uma verdade que algumas pessoas não conseguem enxergar quando estão no meio do caos que só uma casa bagunçada pode causar.

2. Pare de Procrastinar

Você sabe o que é procrastinar? É aquele hábito de deixar para depois o que podemos e devermos fazer hoje. Então de forma bem prática é: Viu algo que precisa ser feito? FAÇA!

Existe algumas técnicas que nos ajudam nisso, como a REGRA DOS 2 MINUTOS. Essa regra consiste em fazermos o que precisa ser feito se demorar até 2 minutos.

Na prática para minha rotina eu digo que SE VIU FAÇA, ou seja, se estiver andando pela casa e vejo algo fora do lugar e demora menos de 2 minutos para guardar eu vou lá e faço.

3. Faça Cronogramas

Sempre fui uma pessoa organizada mas nunca me atentei a escrever o que precisava fazer até que me tornei mãe e comecei esquecer as coisas. Foi aí que vi a necessidade de anotar tudo.

Tenho planejamento para casa e trabalho. Neles eu escrevo o que precisa ser feito na semana.

Cronograma de limpeza e cardápio semanal agiliza de uma forma surpreendente meus dias.

4. Desapegue

Evitar o acúmulo de coisas dentro de casa é a mesma coisa que perder menos tempo na limpeza e organização.

Se não serve mais ou você não usa, que tal doar?
Se quebrou e não tem conserto, que tal jogar fora?
Se quebrou e tem conserto, que tal reciclar?

Tenha o necessário. Para manter a casa arrumada temos que entender que Menos é sempre Mais!

5. Você não é Perfeita

Acredite mesmo as gurus da organização tem algo onde precisa melhorar. Então por que você e eu deveríamos dar conta de arrumar tudo o tempo todo?

Aceitar nossa imperfeição é primordial para que tudo flua de forma mais leve. 

O importante nessa jornada é entender por onde devemos começar a organização e manter. E principalmente entender que nem todo dia estaremos com a disposição da Marie Kondo para arrumar a casa (risos)

Essas dicas são as que prático diariamente na minha rotina para que consiga mesmo com duas crianças pequenas manter a casa arrumada. 

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Pode deixar nos Comentários
Nos acompanhe também pelas redes sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@agorasomospais